O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) colocou Moçambique em estado de alerta máximo devido à evolução de um sistema de baixa pressão no Oceano Índico. A depressão tropical, formada ao largo de Madagáscar, intensificou-se nas últimas horas, evoluindo para a categoria de Tempestade Tropical Moderada e sendo batizada com o nome "Chengue".
De acordo com os últimos boletins meteorológicos divulgados esta semana (iniciada a 20 de outubro de 2025), a tempestade "Chengue" tem potencial para continuar a ganhar força e poderá entrar no Canal de Moçambique por volta do dia 25 de outubro.
Embora as projeções iniciais indiquem que, para já, o sistema não constitui um perigo direto para a costa moçambicana, o INAM está a monitorizar a sua trajetória e evolução 24 horas por dia.
As autoridades apelam à população, especialmente nas zonas costeiras, para que se mantenha atenta às informações meteorológicas e aos avisos que serão difundidos pelas autoridades de gestão de desastres. Esta é a primeira tempestade nomeada da época chuvosa e ciclónica 2025-2026, que se iniciou oficialmente em outubro.