Moçambique Captura Líderes e Financiadores de Terroristas; Chume Detalha Programas de Desradicalização

 


O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, fez um ponto de situação no Parlamento, afirmando que as Forças de Defesa e Segurança estão a conseguir capturar os líderes e aqueles que estão por detrás da doutrina dos terroristas.

Corte de Logística e Capturas

O Ministro destacou que a estratégia de combate ao extremismo violento vai além das operações militares ofensivas, focando-se na neutralização da capacidade operacional dos grupos:

Captura de Informadores: Tem ocorrido a detenção dos informadores dos grupos armados.

Corte de Cadeias: Está a ser feito o corte da cadeia de logística e das fontes de financiamento aos grupos, com alguns casos já entregues à Justiça.

Programas de Desradicalização

Chume frisou o esforço do Ministério em desarmar as pessoas, mas também em reabilitar os indivíduos radicalizados. Ele diferenciou entre os terroristas e aqueles que, apesar de terem vivido com os grupos, foram coagidos:

“Não estou a falar simplesmente dos terroristas, porque há aqueles que são capturados, vivem nas mãos de terroristas, são radicalizados, mas não são terroristas. Essas pessoas têm trabalhado connosco em programas de desradicalização, para que as comunidades de onde eles saíram possam os aceitar de volta como limpas”.

O Ministro concluiu que estas ações são incursões que visam deter e neutralizar a capacidade dos terroristas de continuarem a protagonizar atos de violência armada.

Postagem Anterior Próxima Postagem