Por Jornal Creator
Maputo, 30 de Maio de 2025 – A Electricidade de Moçambique (EDM) confirmou, através de um comunicado oficial, a ocorrência de uma avaria grave na principal linha de transporte de energia eléctrica de 400kV que liga Edwaleni, no Reino de Eswatini, à cidade de Maputo, em Moçambique. O incidente, segundo a EDM, foi causado por actos de vandalismo em torres de alta tensão.
A linha em questão é uma das principais vias de interligação eléctrica entre os dois países e a sua interrupção provocou instabilidade no fornecimento de energia, obrigando o Sistema Eléctrico da Região Sul a operar em regime de contingência. Como resultado, diversos bairros da Província e Cidade de Maputo poderão enfrentar restrições forçadas no fornecimento de energia nos próximos dias.
4
“A EDM informa que as nossas equipas técnicas especializadas já se encontram no terreno a trabalhar arduamente para repor a normalidade,” refere o comunicado. A empresa prevê que os trabalhos de reposição da infraestrutura danificada fiquem concluídos até à próxima segunda-feira, 02 de Junho de 2025.
Este incidente volta a levantar preocupações sobre a vulnerabilidade das infraestruturas críticas no país e a necessidade de reforçar a sua protecção contra actos de sabotagem.
Enquanto isso, a EDM apela à paciência e colaboração da população, garantindo que todos os esforços estão a ser feitos para restabelecer o fornecimento de energia com a maior brevidade possível.
Compartilha
Categoria:
sociedade