Presidente do Conselho Municipal Condenado por Abuso de Cargo

Sabete Morais - Edil de Gorongosa

O Presidente do Conselho Municipal de Gorongosa, Sabete Morais, foi condenado ontem a quatro meses de prisão e ao pagamento de dois meses de multa, após ser considerado culpado do crime de abuso de cargo ou função. A sentença foi proferida pelo Tribunal Judicial do distrito da Gorongosa, num caso que abala a administração local.
No mesmo processo, o antigo vereador municipal das Finanças, Zeca Manuel, que figurava como coarguido, também foi sentenciado a três meses de prisão e dois meses de multa, conforme avançou a Rádio Moçambique (RM).
Apesar das acusações iniciais, o tribunal deu como provada apenas a infração de abuso de cargo ou função, excluindo a acusação de enriquecimento ilícito contra os arguidos. O juiz da causa, Benedito Nhança, sublinhou na sentença a "atuação censurável" dos envolvidos, destacando a gravidade das suas ações.
A defesa de Sabete Morais e Zeca Manuel, a cargo de Noma António, indicou que irá analisar detalhadamente o acórdão, mas não descartou a possibilidade de interpor recurso da decisão judicial. O caso levanta discussões sobre a transparência e a conduta ética na gestão pública moçambicana.
Postagem Anterior Próxima Postagem