Já se passaram meses desde que os bancos decidiram apertar o cerco ao uso dos cartões de crédito e débito para efectuar pagamentos fora de Moçambique. Mesmo após o Banco de Moçambique anunciar o levantamento dessas restrições, muitos cidadãos continuam a ver os seus cartões rejeitados ou limitados, ficando “pendurados” ao tentar adquirir determinados serviços e produtos no exterior.
Os relatos vêm de moçambicanos na China, África do Sul e outros países, que não conseguem realizar transacções bancárias com os seus cartões. Ao tentarem efetuar pagamentos, recebem mensagens informando que é proibido usar cartões bancários para importar mercadorias com fins comerciais, mesmo quando as compras são apenas para consumo próprio.
“Na sexta-feira da semana passada, fiz uma viagem para a África do Sul para comprar roupa para os meus filhos. Como não queria levar dinheiro em mão, optei por pagar com cartão nos terminais POS. Até então, tudo corria bem. Em todas as lojas de roupa por onde passei, o meu cartão funcionou sem problemas. Porém, tudo mudou quando cheguei a um posto de combustível onde o pagamento a cartão foi recusado. A seguir, fui até ao ATM mais próximo, mas também não consegui levantar dinheiro. Tentei os cartões do Standard Bank e do BCI, e ambos foram recusados. Tive de depender de um amigo que me enviou algum valor via M-Pesa. Foi bastante constrangedor ter de pedir ajuda nessa situação”, contou frustrado Hilário Mafume.