Selagem fora do país lesa Estado e afeta desempenho das Cervejas de Moçambique, denuncia Tomáz Salomão

 


O Presidente do Conselho de Administração das Cervejas de Moçambique (CDM), Tomáz Salomão, denunciou que o atual modelo de selagem de bebidas alcoólicas fora do território nacional tem prejudicado gravemente a empresa e gerado perdas significativas para o Estado moçambicano.

Segundo Salomão, esta prática resultou numa redução drástica de 87% na disponibilidade de marcas importadas, limitando a oferta de produtos no mercado interno e prejudicando o desempenho comercial da CDM. O impacto fiscal também é expressivo: estima-se que o Estado tenha perdido, no acumulado, mais de 1.100 milhões de meticais, equivalentes a cerca de 17,2 milhões de dólares norte-americanos.

Face a este cenário, o líder da CDM defende que a selagem de bebidas alcoólicas importadas passe a ser realizada em Moçambique, de forma a criar um modelo mais justo e vantajoso tanto para o Estado como para as empresas do setor.

Por sua vez, o diretor-geral da CDM, Galo Rivera, abordou outros desafios enfrentados pela empresa, destacando que as manifestações pós-eleitorais registadas no último trimestre do ano passado também afetaram os resultados financeiros da cervejeira.

"A instabilidade verificada neste período de pico das vendas afetou uma contração da receita em 2,5%. Não obstante esta contração, o lucro operacional cresceu 13%, equivalente a um acréscimo de 326 milhões de meticais em relação a 2023, impulsionado pelo crescimento das exportações para a África do Sul e pela otimização das operações", explicou Rivera.

Ainda assim, o diretor-geral destacou um crescimento de 1.100 milhões de meticais no lucro líquido do exercício, impulsionado pela redução de custos financeiros. Este desempenho financeiro permitiu que a Assembleia Geral da empresa aprovasse a distribuição de um dividendo bruto de 1.295,9 milhões de meticais, o que corresponde a 8,15 meticais por ação.

As Cervejas de Moçambique continuam, assim, a enfrentar um cenário de desafios externos e internos, equilibrando medidas de contenção e estratégias de crescimento para manter a sua posição de liderança no mercado moçambicano.

Postagem Anterior Próxima Postagem