Mais de 350 moçambicanos formados no Reino Unido com bolsas Chevening regressam ao país


Mais de 350 moçambicanos completaram a sua formação superior no Reino Unido, em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, ao abrigo do Programa Chevening, financiado pelo Governo britânico.

A informação foi revelada nesta segunda-feira pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Edson Macuácua, durante uma cerimónia de recepção aos graduados que regressaram ao país após concluírem os seus estudos entre 2023 e 2024.

 “Apraz-nos constatar que a vossa formação incidiu sobre áreas de grande relevância para o país, designadamente políticas públicas e sociais, direito internacional humanitário, terrorismo e insurgência, educação internacional e desenvolvimento, e saúde pública”, afirmou Macuácua.

O Secretário de Estado apelou aos recém-formados para que apliquem os conhecimentos adquiridos nas instituições e comunidades moçambicanas, com o objetivo de enfrentar desafios como a pobreza, educação deficiente, acesso à saúde e combate ao terrorismo.

“Esperamos que transformem esses desafios em oportunidades concretas e sonhos realizados”, concluiu.

O Programa Chevening, criado pelo Governo do Reino Unido, oferece bolsas de estudo a futuros líderes de todo o mundo, promovendo a formação em universidades britânicas de excelência.

Postagem Anterior Próxima Postagem