O sonho de Moçambique de alcançar, pela primeira vez na sua história, a fase final de um Campeonato do Mundo foi desfeito esta quinta-feira. Numa tarde de enorme ansiedade, os "Mambas" foram surpreendidos em casa pela Guiné-Conacri, perdendo por 2-1 num jogo decisivo de qualificação.
A equipa comandada por Chiquinho Conde, que contou com os "portugueses" Diogo Calila, Witi, Geny Catamo e Pepo no onze inicial, entrou nervosa e sofreu um golo logo aos dois minutos, marcado de cabeça por Abdul Traoré. Apesar da reação moçambicana, que resultou no golo de empate por Mandava aos 19 minutos, após um livre teleguiado de Geny Catamo, a equipa nunca conseguiu controlar o jogo.
Na segunda parte, um contra-ataque letal permitiu a Abdul Traoré bisar na partida e selar o resultado final. A seleção moçambicana mostrou-se desorganizada e incapaz de criar perigo, pondo um ponto final na esperança dos adeptos.
Com este resultado, e a vitória da Argélia sobre a Somália (3-0), os argelinos garantem o primeiro lugar do Grupo G e o apuramento direto para o Mundial 2026. Moçambique permanece no terceiro lugar com 15 pontos e, com apenas uma jornada por disputar, já não tem possibilidade de alcançar a qualificação.