Membro da Força Local morre após tortura no quartel em Macomia


Distrito de Macomia, na região centro da província de Cabo Delgado, perdeu a vida na madrugada de domingo, 13 de julho, alegadamente devido a tortura infligida por colegas dentro do quartel.

Segundo relatos obtidos pelo jornal “Carta de Moçambique”, a vítima respondia em vida pelo nome de Anli Abadre Anli e terá sido espancada por colegas na noite de sábado. A agressão teria resultado em ferimentos graves que levaram à sua morte horas depois.

Fontes locais não souberam esclarecer os motivos exatos da punição, mas afirmaram que os agressores podem ter atuado sob ordens do comandante da unidade.

“Não sabemos o que aconteceu, mas o chefe deles, um velho natural de Nkoe, que é comandante, deu ordens para que fosse punido. De manhã, encontraram-no sem vida”, relatou uma residente local. O funeral teve lugar na localidade de Nacate, também no distrito de Macomia.

Um outro elemento da Força Local confirmou o incidente, embora sem fornecer detalhes, admitindo que os golpes desferidos durante a punição possam ter sido os causadores da morte.

As autoridades estão a apurar os factos, e os envolvidos deverão ser responsabilizados criminalmente. O caso reacende o debate sobre disciplinas internas, excesso de força e responsabilização no seio das forças comunitárias que operam em zonas afetadas pela insurgência.



Postagem Anterior Próxima Postagem