PSD recebe Venâncio Mondlane e promete cooperação pela estabilidade em Moçambique


O Partido Social Democrático (PSD) de Portugal recebeu oficialmente, na tarde de ontem, o Presidente Eleito pelo Povo Moçambicano, Eng. Venâncio Mondlane, numa reunião de cortesia marcada por compromissos de cooperação política e defesa dos direitos humanos.

A delegação do PSD foi encabeçada pelo seu Secretário-Geral, Dr. Hugo Soares, acompanhado do Vice-Presidente do partido, que expressaram reconhecimento e apoio aos esforços de Mondlane na promoção da democracia em Moçambique.

Durante o encontro, Hugo Soares salientou que acompanhou com atenção e preocupação os episódios pré e pós-eleitorais em Moçambique, classificando-os como momentos decisivos na consolidação do Estado democrático:

> “Trata-se de um processo duro, mas necessário, para o fortalecimento das instituições e das liberdades fundamentais”, afirmou.

Mondlane aproveitou a ocasião para apresentar ao PSD um Relatório de Violação dos Direitos Humanos, que documenta agressões, perseguições e intimidações sofridas por membros da sua organização política e por cidadãos comuns, alegadamente às mãos das forças policiais do regime. O conteúdo do relatório causou espanto à direção do PSD, que expressou solidariedade e garantiu que usará os canais formais entre Estados para incentivar a estabilidade democrática em Moçambique.

🔸 O PSD comprometeu-se ainda a estudar formas concretas de cooperação política e institucional, reiterando o seu compromisso com a paz, o pluralismo político e a justiça social no contexto moçambicano.

Postagem Anterior Próxima Postagem