Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, dois membros das forças de defesa e segurança foram assassinados a tiros por indivíduos fortemente armados, no bairro Manduca, município da Matola.
As vítimas foram identificadas como António Domingos Sitovelo, inspector principal da Polícia da República de Moçambique (PRM) e chefe do sector, e Abílio Janeiro, agente operativo de segunda do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). Ambos estavam colocados na 7ª Esquadra da Cidade de Maputo.
Segundo testemunhas no local, os agentes seguiam numa viatura quando foram surpreendidos por criminosos, que já os perseguiam. Morreram no local devido à gravidade dos disparos. Durante o ataque, uma mulher foi atingida por uma bala perdida e socorrida com urgência.
Este caso agrava o clima de insegurança na cidade e levanta sérias preocupações sobre a ousadia das redes criminosas, capazes de atacar operativos das forças de segurança em plena luz do dia. As autoridades ainda não divulgaram informações sobre os suspeitos ou as possíveis motivações do crime. As investigações estão em curso.