A cidade de Nampula viveu momentos de tensão esta quinta-feira (31), após alunos da Escola Secundária de Cossore vandalizarem várias instalações do recinto escolar. O motivo da revolta? A insatisfação crescente dos estudantes com as sucessivas taxas impostas pela direção do estabelecimento.
Entre as principais reclamações, destaca-se uma nova contribuição de 70 meticais exigida para a realização das provas provinciais, agendadas para a próxima segunda-feira. Os alunos denunciam que, apesar dos valores cobrados, os testes são escritos no quadro pelos próprios professores e os estudantes são obrigados a adquirir folhas A4 e folhas de exercícios do seu próprio bolso. Para muitos, a situação levanta sérias dúvidas sobre o destino dos fundos arrecadados.
“Estamos cansados de pagar por tudo, e mesmo assim, não temos material digno. É injusto!”, declarou um dos estudantes revoltados à TV Miramar.
A tensão rapidamente saiu do controle e a Polícia da República de Moçambique foi chamada ao local. Para dispersar os manifestantes, os agentes recorreram ao uso de gás lacrimogéneo, o que resultou em confrontos visíveis e na detenção de vários estudantes, segundo imagens captadas pela Miramar.