A Comissão Nacional de Eleições (CNE) notificou 12 partidos políticos e o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane para corrigirem irregularidades na prestação de contas dos fundos recebidos durante a campanha eleitoral de 2024.
No total, a CNE distribuiu 260 milhões de meticais entre 37 partidos que participaram do pleito de 9 de outubro de 2024. Quase um ano depois, as verificações revelaram inconsistências no uso dos recursos por parte de formações como Renamo, MDM, PODEMOS e outras nove siglas.
Entre os valores a justificar, a Renamo recebeu 40 milhões de meticais, o MDM também 40 milhões, enquanto o PODEMOS, atualmente líder da oposição no Parlamento, recebeu 8 milhões. Mondlane, que concorreu como independente, terá de explicar o uso de 21 milhões.
A CNE convocou os representantes para comparecerem no Departamento de Administração e Finanças no dia 11 de agosto, a partir das 10h, para regularizar a situação, conforme determina o Regulamento de Distribuição do Fundo de Financiamento Público aprovado pela Deliberação nº 58/CNE/2014.
Categoria:
Política