O afastamento de Joaquim Quinito Vilanculos da Renamo, ex-principal partido da oposição, ganhou contornos oficiais no último sábado (…). O edil de Vilankulo, eleito pela Renamo nas autárquicas de 2023, marcou presença no lançamento oficial da ANAMOLA (Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo), realizado na cidade da Beira, província de Sofala, e assumiu publicamente a sua ligação ao novo movimento liderado por Venâncio António Bila Mondlane.
No palanque, onde se encontrava o chamado “núcleo duro” da ANAMOLA, Quinito Vilanculos foi convidado a intervir e iniciou o discurso com a frase: “este país é nosso”, ao que a multidão respondeu em coro: “salve Moçambique”. O gesto, repetido várias vezes, remeteu ao lema que marcou a campanha eleitoral de Venâncio Mondlane.
O edil ofereceu simbolicamente presentes ao casal Mondlane: um boné cor-de-rosa, “representando a identidade do povo de Vilankulo”, e uma obra de arte em forma de mapa de Moçambique, apresentada como símbolo da união nacional. Ao entregar o presente, declarou:
“Ao meu mano, que é o nosso presidente, peço que todos nós, do Rovuma ao Maputo, levantemos o punho e gritemos ‘anamalala’.”
Na reta final da sua intervenção, Quinito Vilanculos deixou claro o seu novo posicionamento político:
“Continuamos mesmo a festejar este lançamento oficial do nosso partido, partido do povo moçambicano e que precisa da força de todos nós.”
A relação de proximidade entre Vilanculos e Mondlane já vinha de longa data. Em maio de 2021, após a saída de Venâncio Mondlane da Renamo, o edil passou a demonstrar apoio público ao ex-candidato presidencial. O próprio Mondlane foi convidado de honra na festa do Dia da Cidade de Vilankulo, em fevereiro deste ano.
O desgaste entre Quinito e a direção da Renamo tornou-se evidente em julho de 2024, quando o partido ordenou que o edil demitisse três vereadores que haviam apoiado a candidatura presidencial independente de Mondlane. A decisão incluiu Agira Marrumela, Bionaldo Vilanculos e Anastácio Vilanculos, todos afastados por suposto alinhamento com o novo projeto político.
A presença de Quinito Vilanculos no lançamento da ANAMOLA não só confirma a sua saída da Renamo, como também representa um ganho simbólico para Mondlane, que vê a sua nova formação atrair quadros de peso e ampliar a base de apoio em diferentes pontos do país.