O presidente da Renamo, Ossufo Momade, chegou na manhã desta quarta-feira (15) à cidade de Nampula, onde irá presidir, a partir de amanhã, a uma reunião decisiva do Conselho Nacional do partido. O encontro decorre sob fortes expectativas, num momento em que a coesão interna da principal força de oposição do país está em debate.
À sua chegada à capital do norte, Momade foi recebido por centenas de militantes e simpatizantes. Em breves declarações à imprensa, o líder da "perdiz" focou o seu discurso na necessidade de união, destacando a importância do encontro para reforçar a coesão e traçar novas estratégias políticas para o futuro da organização.
"Este será um espaço de reflexão sobre os desafios que enfrentamos", afirmou Momade, manifestando esperança de que o Conselho Nacional contribua para "unir a família Renamo" e fortalecer a sua presença política a nível nacional.
A reunião do Conselho Nacional, um dos mais importantes órgãos de decisão da Renamo, foi agendada após meses de adiamento e no meio de uma crescente pressão de alas internas, incluindo dos desmobilizados de guerra, que contestam a atual liderança. Neste cenário, o encontro em Nampula é visto como um momento crucial para o futuro do partido.
