A Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta emitiu um protesto formal e exigiu, esta terça-feira, esclarecimentos urgentes às autoridades moçambicanas sobre o sequestro do cidadão português Francisco José Casquinha Cén. O rapto ocorreu nas primeiras horas da manhã de ontem, 7 de outubro, na cidade de Maputo.
Numa nota oficial enviada a todas as missões diplomáticas e organizações internacionais em Moçambique, a embaixada detalhou que o sequestro aconteceu por volta das 06h30, à entrada do escritório da vítima, a NBC Representações, localizada na Rua Zedequias Manganhela.
O caso ganha contornos diplomáticos significativos, uma vez que Francisco Cén é esposo de Ana Paula Pires dos Santos Pinto Cén, que exerce as funções de Secretária e Encarregada de Negócios na própria Embaixada da Ordem de Malta.
Na comunicação, a embaixada manifesta "profunda preocupação" com o incidente e solicita "atenção urgente" por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC). O ato de notificar toda a comunidade internacional em Maputo aumenta a pressão sobre o governo moçambicano para uma resolução rápida e eficaz do crime, que se insere na contínua onda de raptos na capital.