Várias famílias abandonaram as suas casas em diferentes aldeias do posto administrativo de Chipene, no distrito de Memba, província de Nampula, desde o último fim de semana, após relatos sobre a presença de terroristas oriundos de Cabo Delgado.
De acordo com testemunhos recolhidos pela Carta, moradores das comunidades de Nacuca, Nicuni e Chipene-sede deixaram as suas residências em busca de refúgio em áreas consideradas mais seguras, como Eráti-sede (Namapa), Alua, Memba-sede e o posto administrativo de Mazua.
“Não estou em Memba neste momento, mas sei que a situação não está boa por causa dos insurgentes. Há, sim, relatos sobre a presença de pessoas estranhas em várias aldeias. Inclusive, algumas pessoas estavam até a sair da vila”, relatou um morador a partir de Nacala-Porto.
![]() |
Anúncio |
Outro residente confirmou que algumas aulas foram interrompidas devido ao medo gerado pelos ataques. “A situação está crítica. Os malfeitores já queimaram casas no interior de Chipene”, disse, a partir de Memba-sede.
Fontes locais apontam que os insurgentes terão atravessado o rio Lúrio, aproveitando a sua baixa, entrando em Memba a partir do posto administrativo de Mazeze, no distrito de Chiúre. Forças de Defesa e Segurança estão posicionadas na região, mas a população continua a viver em clima de incerteza e insegurança.