Três pessoas morreram e sete continuam desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação de serviço na baía da cidade da Beira, província de Sofala, na madrugada de quinta-feira. A tragédia envolveu uma embarcação de fibra com 21 pessoas a bordo, que se preparava para efetuar a troca de tripulação e prestar assistência a um navio ancorado ao largo.
De acordo com um comunicado do Instituto do Transporte Marítimo (ITRANSMAR), o barco, pertencente a uma empresa estrangeira, transportava catorze cidadãos de nacionalidade indiana e sete moçambicanos. Todas as vítimas mortais confirmadas até ao momento são indianas, assim como seis dos sete desaparecidos.
O acidente ocorreu por volta das 05h30 da manhã. Onze ocupantes conseguiram ser resgatados com vida.
As causas do naufrágio ainda são desconhecidas. Uma equipa multissetorial, que inclui mergulhadores da Marinha de Guerra, foi mobilizada para o local e continua as operações de busca e resgate na tentativa de localizar os desaparecidos.
Num outro incidente marítimo distinto, registado também na quinta-feira, uma outra embarcação com tripulação maioritariamente de nacionalidade chinesa encalhou na costa da província de Inhambane. As autoridades marítimas estão a monitorizar a situação e a coordenar os esforços para o desencalhe do navio.
