Haverá 'Chapo' a possibilidade de ser o pior de todos os presidentes?
Ora vejamos. A sua trajetória começa em Palma, onde, enquanto administrador, é acusado de manter um esquema (uma "bolada") com alfandegários. O método alegado era identificar e extorquir empresários que carregavam pedras de ouro ou rubis.
Consta que 'Chapo' foi ameaçado várias vezes por figuras como Raimundo Pachinuapa e os "Samora Júniores" devido a essas extorsões. O barulho dentro do próprio partido Frelimo foi o motivo que levou à sua transferência de Palma para Inhambane, como governador.
Muitos pensam que a subida a governador de Inhambane foi por mérito, mas há quem denuncie que foi "tudo máfia".
Ao chegar a Inhambane, as acusações continuam: diz-se que começou a vender contratos de obras em coordenação com o Diretor Provincial das Obras Públicas. É acusado de ter desviado dinheiro destinado a reabilitar estradas e a indemnizar famílias desalojadas que viviam perto da SASOL.
Por estas razões, há quem afirme: 'Chapo' é pior que Nyusi.
Mais recentemente, alega-se que, juntamente com Galiza Matos, ele desviou o "tako" (o montante) das horas extras de 2023. Seria por isso que muitos professores não receberam as suas horas extras em Inhambane.
Tudo isto, segundo as denúncias da pagina UNAY CAMBUMA 7VIDAS, para dar luxo à sua amada "Gueta". Por causa dessa ligação, diz-se que o Instituto de Saúde – do qual o próprio 'Chapo' seria acionista – não paga impostos ao Estado.