O bilionário Elon Musk surpreendeu ao elogiar publicamente o ex-presidente Donald Trump, após o anúncio de um acordo de cessar-fogo de 60 dias entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Musk utilizou sua rede social X (antigo Twitter) para reconhecer os méritos do republicano, com quem havia trocado críticas nos últimos meses.
Ao compartilhar uma publicação de Trump sobre o acordo, Musk escreveu: “Crédito a quem o merece. Donald Trump resolveu com sucesso vários conflitos pelo mundo”. A mensagem foi interpretada como um gesto de trégua, após semanas de tensão entre os dois, que envolveram acusações, provocações e até uma sugestão de deportação.
Na terça-feira, Donald Trump anunciou, através da Truth Social, que Israel havia aceitado as condições necessárias para um cessar-fogo de 60 dias em Gaza. “Meus representantes tiveram uma longa e produtiva reunião com os israelitas. Israel concordou com as condições para finalizar o cessar-fogo, e vamos trabalhar com todas as partes para pôr fim à guerra”, declarou o ex-presidente.
O gesto de Elon Musk repercutiu globalmente, reacendendo especulações sobre alianças políticas e interesses estratégicos entre os dois líderes, especialmente em ano eleitoral nos Estados Unidos.