Diogo Jota e o Irmão Morrem em Trágico Acidente em Espanha


O futebol mundial foi apanhado de surpresa nesta quinta-feira com a trágica morte de Diogo Jota, extremo do Liverpool e internacional português, aos 28 anos, vítima de um acidente de viação na região de Zamora, em Espanha. No mesmo automóvel seguia também o seu irmão André Jota, de 26 anos, que igualmente não resistiu aos ferimentos.

O acidente ocorreu durante a madrugada, na Autovia A-52, próximo da localidade de Palacios de Sanabria, quando o carro em que viajavam se despistou e incendiou-se. Os bombeiros foram acionados por volta das 04h30 (hora local), mas ao chegarem ao local, encontraram o veículo consumido pelas chamas e confirmaram os dois óbitos. Ambos os corpos foram identificados pelas autoridades espanholas com apoio de documentos e dados biométricos. Segundo fontes da TVE, os dois irmãos estavam de férias no norte da Península Ibérica.

Diogo Jota, nascido em Massarelos, Porto, em 4 de dezembro de 1996, era um dos talentos mais respeitados da sua geração. Começou no Paços de Ferreira, antes de ser contratado pelo Atlético de Madrid, sendo depois emprestado ao FC Porto e transferido para o Wolverhampton. Em 2020, assinou pelo Liverpool FC, onde rapidamente se tornou peça fundamental do ataque ao lado de Salah e Luis Díaz. Pela Seleção Nacional, Jota somou mais de 30 internacionalizações e foi presença habitual em torneios como a Euro 2020 e a Copa do Mundo 2022.

O jogador tinha recentemente casado com Rute Cardoso, sua companheira de longa data, no dia 22 de junho de 2025, com quem teve três filhos. A cerimônia havia sido celebrada discretamente no norte de Portugal.

A notícia chocou o mundo desportivo. O Liverpool FC emitiu um comunicado nas primeiras horas da manhã: "É com o coração devastado que confirmamos o falecimento do nosso jogador Diogo Jota. O clube está em luto profundo. Todo o nosso amor está com a família." O primeiro-ministro de Portugal, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, companheiros de equipa e antigos treinadores como Jürgen Klopp e Fernando Santos também prestaram homenagens. Cristiano Ronaldo escreveu: "Perdi um colega, o país perdeu um talento e o mundo perdeu um bom homem. Descansa em paz, Jotinha."

A trasladação do corpo para Portugal já está a ser organizada, devendo o funeral ocorrer no fim de semana em cerimônia privada. A FPF decretou luto oficial de 3 dias no futebol português. O Liverpool, por sua vez, irá usar braçadeiras negras nos próximos jogos e instalar uma estátua em homenagem ao jogador nos arredores de Anfield Road.

Diogo Jota não foi apenas um craque da bola. Era um homem de família, humilde, respeitado por colegas, treinadores e adeptos. Um ídolo que partiu cedo demais, deixando uma marca eterna na história do futebol português e europeu.

Descansem em paz, Diogo e André Jota. O mundo do futebol jamais vos esquecerá. 

Postagem Anterior Próxima Postagem