O Governo anunciou a apreensão de 5.655 unidades de bebidas alcoólicas, avaliadas em 353.130 Meticais, que terão como destino a destruição.
A informação foi avançada nesta sexta-feira (22.08), em Maputo, pelo porta-voz do Governo e ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, durante o balanço semanal.
Segundo o governante, a operação resultou da campanha nacional de controlo de qualidade de bebidas de alto teor alcoólico e da suspensão da venda em locais impróprios. A ação foi conduzida por brigadas multi-sectoriais, que envolveram agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Conselhos Municipais e inspectores da Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE).
“O objectivo é mapear e retirar bebidas comercializadas em locais impróprios, além de colher amostras para submissão ao laboratório, de forma a garantir o controlo de qualidade”, explicou Impissa.
Foram ainda colhidas amostras em 12 unidades de produção nas províncias de Maputo, Zambézia e Nampula, que agora seguem para análise laboratorial. No decorrer da operação, 136 comerciantes foram interpelados por vender bebidas em locais considerados inadequados.