Venâncio Mondlane: “Mano, aqui, você meteu água” – ex-candidato lamenta não ser recebido por Marcelo em Portugal

 


O ex-candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane revelou esta segunda-feira (19.08) o desapontamento por não ter sido recebido, em Portugal, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que considera “da família”. Mondlane admitiu que queria dizer-lhe: “Mano, aqui, você meteu água”.

O político recordou que já tinha encontrado Marcelo Rebelo de Sousa em Lisboa antes da campanha eleitoral de 2024, mas o encontro não se repetiu desta vez. “Só posso dizer que foi realmente uma grande pena, considero-o um pai, um irmão”, afirmou, à saída do aeroporto de Maputo.

Durante a sua estadia na Europa, Mondlane manteve encontros com vários partidos em Portugal e destacou a receção que teve no parlamento alemão, onde o vice-presidente interrompeu a discussão do orçamento para o receber. O ex-candidato sublinhou que promoveu debates sobre “ideologias do futuro”, defendendo uma nova abordagem política e científica para África.

À chegada a Maputo, Mondlane foi recebido por dezenas de apoiantes com cânticos de “Salve Moçambique, este país é nosso”. Durante o trajeto até casa, escoltado por viaturas da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), foram lançados mais de uma dezena de disparos de gás lacrimogéneo, enquanto apoiantes se concentravam nas ruas para ver o político no tejadilho da viatura.

Desde as eleições de outubro, Moçambique vive um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas por Mondlane, que rejeita os resultados que deram vitória a Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo. Organizações não-governamentais indicam que cerca de 400 pessoas perderam a vida em confrontos com a polícia, conflitos que cessaram após encontros de pacificação entre Mondlane e Chapo nos dias 23 de março e 20 de maio.

Postagem Anterior Próxima Postagem