Polícia de Trânsito detido em flagrante por corrupção em Nampula


 O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCC-NPL) anunciou a detenção, em flagrante, de um agente da Polícia de Trânsito afet o ao Comando Provincial da PRM, acusado de envolvimento em atos de corrupção.

O caso ocorreu no dia 28 de agosto de 2025, quando o agente mandou parar um veículo de transporte semi-coletivo que circulava no trajeto CFM–Faina, próximo ao entroncamento da SIPAL. Alegando uma infração ao Código de Estrada, o agente aplicou uma multa de 4.000 meticais e reteve a carta de condução do motorista. Para devolver o documento e anular a penalização, exigiu um suborno de 500 meticais.

O condutor recusou-se a ceder e denunciou a situação ao GPCC-NPL, que montou uma operação imediata. As diligências culminaram com a detenção em flagrante do agente no momento em que recebia o valor ilícito.

Diante da gravidade do caso e dos fortes indícios recolhidos, foi instaurado o processo nº 118/0301/P/GPCCNPL/2025, por crime de corrupção passiva para ato ilícito. O arguido já foi apresentado ao juiz de instrução criminal para interrogatório.

Este episódio reforça a importância da denúncia cidadã como ferramenta essencial no combate à corrupção em Moçambique.

Postagem Anterior Próxima Postagem