O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) confirmou a detenção de dois jovens, de 20 e 26 anos, suspeitos de envolvimento no assassinato de Moisés Orlando Machel, sobrinho do antigo Presidente da República, Samora Machel. O crime ocorreu em Maputo no início deste mês.
Moisés Machel, de 41 anos, desapareceu no dia 12 de outubro após ter estado num convívio no bairro de Maxaquene, precisamente na companhia dos agora detidos. O seu corpo foi encontrado sem vida no dia seguinte, 13 de outubro, no bairro das Mahotas.
Segundo o porta-voz do SERNIC, a investigação aponta para um crime de roubo que correu tragicamente mal. Suspeita-se que os jovens tentaram roubar a viatura e 27 mil meticais que a vítima possuía. Moisés Machel terá resistido à emboscada, sendo então violentamente agredido até à morte. O seu corpo foi posteriormente abandonado num local ermo.
A viatura da vítima foi recuperada dias depois, graças a um dispositivo de localização que foi acionado com a autorização da família, após ter sido abandonada pelos criminosos.
O SERNIC continua as investigações para esclarecer totalmente as circunstâncias do crime e identificar eventuais outros cúmplices.