Garimpeiros Matam Dois Polícias Após Morte de Civil

 


Dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) foram assassinados por um grupo de aproximadamente 40 garimpeiros, num violento ataque ocorrido numa área de concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM), na província de Cabo Delgado.

O ataque é visto como uma retaliação a um incidente ocorrido horas antes. Segundo um comunicado da própria MRM, o ato de fúria dos garimpeiros terá sido espoletado por uma operação das autoridades de migração numa aldeia vizinha, durante a qual foi registada a morte de uma pessoa.

Após este incidente, o grupo de garimpeiros dirigiu-se à área da MRM, onde atacou os agentes da polícia, resultando na sua morte. A empresa mineira esclareceu que, apesar da violência, "nenhum funcionário ou contratado da MRM ficou ferido no ataque aos seis portões" da concessão.

Para além das perdas humanas, os garimpeiros ilegais vandalizaram e danificaram infraestruturas da nova planta de processamento de rubis, causando prejuízos materiais significativos e aumentando a preocupação com a segurança das operações mineiras na volátil região de Montepuez. A MRM informou que, após o ataque, "as condições estão calmas".

Postagem Anterior Próxima Postagem