Mãe e Amigo Detidos por Burla de 390 Mil Meticais em Nampula

 


A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, efetuou a detenção de uma mulher e do amigo do seu filho, um adolescente de 17 anos, indiciados no crime de burla e furto de 390.000,00 Mt (trezentos e noventa mil meticais). O valor era proveniente da venda de uma residência no bairro de Muatauanha.

A Dinâmica do Crime

De acordo com a porta-voz da PRM, Rosa Nilza Chaúque, o imóvel pertencia ao pai da detida (avô do adolescente). Após a concretização do negócio a 30 de dezembro, a mãe terá informado o filho sobre a existência do montante, facilitando a sua entrada na residência para subtrair o dinheiro.

Divisão do Valor: Após o furto, o adolescente terá entregue 60.000,00 Mt ao seu amigo para a aquisição de diversos bens.

Fuga: O principal autor do crime (o filho) encontra-se atualmente em parte incerta.

Versões Contraditórias

Em declarações à imprensa, a mãe negou envolvimento direto e culpou o próprio filho pelo furto. Afirmou que foi detida sob acusação de ter ajudado o jovem a fugir, embora alegue que estava a participar em ritos de iniciação femininos no momento dos factos.

“Estou aqui porque se perdeu um valor na casa do meu pai, e quem roubou foi [o filho]. Minha família chamou a polícia com objetivo de neutralizar meu filho, só que ele já não estava... alegam que eu o ajudei a fugir, mas eu não sabia do assunto”, defendeu-se a detida.

A polícia confirmou que o jovem continua foragido, mas assegura que as diligências continuam em curso para a sua neutralização e responsabilização criminal.

Postagem Anterior Próxima Postagem