O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que a ligação rodoviária entre as províncias de Gaza e Maputo, através da Estrada Nacional Número Um (EN1), será totalmente restabelecida num prazo de duas semanas. O anúncio foi feito durante a sessão ordinária do Conselho de Ministros realizada em Xai-Xai, onde o estadista fez o balanço dos trabalhos de recuperação das infraestruturas destruídas pelas cheias no sul do país.
Até ao momento, as autoridades confirmaram a existência de seis pontos críticos onde a estrada foi cortada pela força das águas, com destaque para a zona da Baixa de 3 de Fevereiro. Segundo o Chefe de Estado, o empreiteiro já conseguiu repor a circulação em dois desses seis pontos, prevendo-se que a normalização total da via ocorra nos próximos 14 dias, à medida que os trabalhos de engenharia avançam nos locais mais afetados.
Para mitigar o impacto da interrupção terrestre, Daniel Chapo assegurou que a mobilidade de pessoas e bens será garantida através de vias aéreas e marítimas com preços sociais, permitindo que o abastecimento e a circulação essencial não sejam interrompidos. Paralelamente, o Governo está a reforçar a logística alimentar e a assistência médica nos 42 centros de acomodação que abrigam as famílias deslocadas pelas inundações.
Ainda no quadro da resposta à emergência, o Presidente da República agendou para a tarde desta quarta-feira um voo de reconhecimento sobre os distritos mais fustigados, nomeadamente Guijá, Chókwè e Chibuto. Esta avaliação aérea servirá para dimensionar o rasto de destruição e definir as prioridades para a fase de reconstrução das infraestruturas e reabilitação das zonas agrícolas submersas.
