Bomba na Renamo: Ossufo Momade Anuncia que Não se Recandidata à Liderança do Partido

 


Numa reviravolta política surpreendente, o presidente da Renamo, Ossufo Momade, anunciou hoje em Nampula que não se irá recandidatar à liderança do partido no próximo Congresso. A declaração, que abala as estruturas do principal partido da oposição, foi feita na véspera do início de uma reunião crucial do Conselho Nacional.

"Tenho dito, no próximo Congresso eu não vou concorrer. Vou deixar os jovens para poderem continuar neste barco", afirmou Momade à imprensa, logo após a sua chegada à capital do norte, Nampula.

A decisão surge num momento de forte contestação interna à sua liderança, vinda sobretudo de uma ala de desmobilizados de guerra. Apesar de ceder à pressão, Momade procurou desvalorizar as tensões, classificando-as como "normais" e algo que "existe em outros partidos". "A nossa agenda é única, unir a família e avançarmos para a vitória”, sublinhou.


O Congresso da Renamo é o órgão máximo responsável pela eleição do presidente do partido. Com a saída de Ossufo Momade do cenário, o Conselho Nacional que arranca amanhã em Nampula ganha uma nova dimensão, tornando-se no ponto de partida para a inevitável corrida à sucessão na liderança da Renamo e para a redefinição da sua estratégia política futura.

Postagem Anterior Próxima Postagem