Morre Subitamente Unati Figlan, Diretora da ROMPCO e Líder de Organismos Estratégicos Sul-Africanos

 


O setor energético da África Austral está de luto: Unati Figlan, Diretora da Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) e líder de várias empresas estratégicas sul-africanas, morreu subitamente. O Central Energy Fund (CEF), entidade estatal sul-africana, anunciou a perda hoje.

Figlan ocupava um cargo central na ROMPCO, a empresa crucial para o transporte do gás natural produzido em Pande e Temane, na província de Inhambane, para a África do Sul. Paralelamente, ela presidia os conselhos de administração da PetroSA, Strategic Fuel Fund e iGas, organismos com papel decisivo na gestão dos hidrocarbonetos na região.

Perda Irreparável e Causa Desconhecida

No comunicado emitido, o CEF destacou que a perda é “irreparável para a família CEF”. Contudo, a causa da morte de Unati Figlan não foi tornada pública, facto que gerou apreensão num setor já marcado por desafios operacionais.

Com uma carreira superior a duas décadas na área de energia, Figlan era reconhecida pela sua postura rigorosa e envolvimento em processos de reforma institucional desde que integrou o CEF em 2022, assumindo responsabilidades de grande sensibilidade e promovendo a sustentabilidade nas empresas públicas sob sua direção.

Postagem Anterior Próxima Postagem